top of page


BUSINESS



More than 60 English terms most used in companies.
Brainstorm: Tempestade de ideias e é usado para dar nome àquelas reuniões em que todos contribuem para criar algo novo.
Budget: Quantidade de dinheiro disponível para um projeto, no português, usamos o termo “orçamento”, que tem o mesmo significado.
Pitch: Pequena apresentação, curta e direta, normalmente para apresentar um produto ou serviço para um cliente.
AFK: “Away from keyboard”, “longe do teclado” Muito usada quando alguém precisa avisar que vai ficar longe do computador por algum tempo.
CTA: “Call to action”, “chamada para ação”, expressão usada no marketing para criação de conteúdo.
Follow-up: Acompanhamento de uma tarefa ou processo para ver se está tudo indo bem com o projeto.
KPI: “Key Performance Indicator”, indicador-chave de desempenho.
Lead: “Encaminhar” ou “liderar”. No setor de vendas, o lead é um possível cliente que se interessou pelo produto sendo vendido, ou seja, uma pessoa “encaminhada” para fechar negócio.
Outsourcing: Terceirização, quando uma empresa contrata outras organizações ou pessoas para fazer um trabalho específico ou por tempo determinado.
Omnichannel: Omni (tudo) + Channel (canal) Estratégia de marketing e vendas. Conectar todos os canais de contato com o usuário, fazendo com que a experiência dele com uma empresa seja muito melhor.
Gap: “vão” ou “vala”, representando o espaço entre duas coisas.
Report: Documento com informações gerais sobre um negócio, como um Monthly Revenue Report, relatório de receita mensal.
SEO: “Search Engine Optimization”, Estratégia de otimização de conteúdo nos mecanismos de busca.
Workflow: work = trabalho, flow = fluxo. Fluxo de trabalho. É a maneira como as atividades estão sendo executadas, o ideal é que ele esteja sempre, literalmente, fluindo!
Headhunter: “Caçador de cabeças” Pessoa especializada em procurar e contratar outros profissionais. Normalmente, esses especialistas procuram talentos ao redor do globo e pessoas que tenham um ótimo desenvolvimento profissional.
.
Burn rate: Taxa de queima é o valor que uma empresa precisa para se manter funcionando, normalmente medida mês a mês.
Team building: Construção de equipe é um conjunto de práticas que ajudam as empresas a melhorar o entrosamento e o ritmo de trabalho dos seus colaboradores.
Home office: Funcionários que trabalham remotamente de casa. Ato de trabalhar de casa é “work from home”, enquanto home office é o cômodo da casa que é transformado em um escritório ou qualquer outro lugar mais conveniênte.
Feedback: Informação de retorno. Informar alguém sobre seu atual desempenho em uma tarefa ou sobre algo que ela já fez.
Coworking: Trabalho cooperativo e escritórios usados por várias empresas ou profissionais que trabalham como freelancers ao mesmo tempo.
TBD: “To be defined” ou “to be determined”, algo a ser discutido ser determinado. Muito usado quando alguma coisa ainda não está decidida ou precisa ser analisada com mais cuidado.
Coaching: Especialistas em comportamento aconselham outras pessoas, com o objetivo de melhorar seu desenvolvimento pessoal e no trabalho.
Target: “Alvo”, “objetivo” ou “meta”. Também pode ser utilizado como target audience (público-alvo).
Start-up: Empresas que estão no início do seu desenvolvimento e que, na maioria dos casos, apresentam propostas de desenvolvimento rápido.
Networking: Rede de contatos com pessoas e empresas que podem contribuir com você e sua carreira no futuro.
Mindset: Configuração da mente. Utilizada para definir hábitos e ações que uma pessoa pratica.
Know-how: “Saber como” Expressão para definir vários conhecimentos essenciais para um profissional ou empresa.
Meeting: Reunião.
Invite: Para comparecer a uma meeting, você precisa receber um invite, que significa “convite”.
Insight: Sacada. Uma ideia muito boa que apareceu de maneira inesperada.
Crowdsourcing: Bem parecida com o outsourcing, outro termo já mencionado. A terceirização, feita de maneira mais ampla e, na maioria dos casos, envolve a utilização de plataformas online para que outras pessoas possam participar de um determinado projeto, mesmo sem ser da empresa.
Deadline: Prazo limite para terminar qualquer atividade.
BRB: “Be right back”, o nosso “volto já”.
Branding: “MaEsse rca” Pensar, criar e valorizar a identificação de uma empresa.
Outplacement: Recolocação. Quando um funcionário vai ser desligado, a empresa pode promover uma série de treinamentos que ajudam esse profissional a se reinserir no mercado de trabalho.
Forecast: Da mesma maneira que “weather forecast" é “previsão do tempo”. Usada no setor de análise para projetar vendas e pensar no futuro.
Chairman: Chefe do setor executivo em uma empresa, geralmente mais envolvido no conselho de acionistas.
Wrap up: Terminar ou finalizar algo, uma reunião, por exemplo.
Approach: “Abordagem”, essa expressão representa a maneira com que os negócios lidam com situações profissionais.
Core business: Núcleo do negócio, ou seja, a fonte de renda principal de uma empresa.
Crowdfunding: Parecido com o crowdsourcing, o crowdfunding é uma maneira de reunir recursos de várias pessoas para um determinado projeto. Como a Vakinha aqui no Brasil.
CEO: o Chief Executive Officer é o nome dado em inglês para o diretor executivo de uma companhia. Chairman citado ali em cima, é o CEO quem lida com questões do dia a dia da empresa.
CFO: Chief Financial Officer, é o diretor financeiro em uma companhia.
Multitasking: É a ação de realizar várias atividades ao mesmo tempo.
Layoff: Rompimentos de contratos de trabalhos.
HR: Human Resources, Recursos Humanos, responsável por lidar com contratações, admissões e outras atividades relacionadas aos funcionários de uma companhia.
On the job: “No trabalho” Empregada para treinamentos e qualificações que acontecem dentro de uma empresa e durante o expediente dos colaboradores.
PDCA: Ferramenta de gestão Plan, Do, Check and Act: Planejar, fazer, checar e agir. Agiliza e facilita a realização de várias tarefas, separando em quatro etapas.
Counseling: Aconselhamento, muito confundido com o coaching, mesmo se tratando de coisas diferentes. O counseling identifica problemas com os profissionais e oferece soluções mais imediatas, ao contrário do desenvolvimento ao longo prazo que acontece em um processo de coaching.
Data: Dados ou informações como quantidade de vendas, lucro, etc.Os big data analysts, são profissionais em alta no mercado hoje em dia!
FYI: “For your information”, “para sua informação”. O termo é muito utilizado em e-mails mais informais dentro do trabalho para repassar informações importantes aos colegas.
Profit: O lucro.
Quarter: Representa um quarto do ano.
Spread: Abrir ou espalhar. No mercado financeiro, o spread é a diferença entre o valor de venda e compra de alguns ativos, como uma ação na bolsa de valores.
ISO: a International Organization of Standardization – Organização Internacional de Normalização – Entidade que define várias normas e padrões, principalmente industriais. Empresas buscam seguir essas normas para conseguir o certificado ISO 9001, sinônimo de qualidade nos serviços prestados.
Mentoring: Diferente do coaching e counseling, o mentoring envolve uma pessoa específica para auxiliar no treinamento e na capacitação de outra, conhecida como o mentor ou tutor.
Trend: Tendência, é algo que está em alta, popular no momento.
Turnover: Taxa de rotatividade, ou seja, refere-se à quantidade de funcionários que entram e saem de uma empresa ou setor.
Player: Existem major players e minor players, companhias maiores e menores, tudo dentro do jogo do capital.
ROI: “Return Of Investment”, retorno de investimento. É um cálculo que se faz para identificar quanto do que foi investido em um determinado projeto retornou em lucro.
Staff: É a equipe da empresa.
Pivoting: No próprio eixo. É o ato de mudar muito o ramo de atuação do negócio, algumas vezes fazendo algo completamente novo.
Long shot: Todas aquelas coisas difíceis e improváveis de acontecer, ainda que não sejam impossíveis.
ASAP: “As soon as possible”, traduzida como “assim que possível”. Se você não puder fazer algo no momento.
Setback: Revés, contratempo ou até mesmo um regresso, a exemplo de quando algo não dá certo ou um problema aparece.
Green light: Uma ideia e recebeu green light é sinal de que ela foi aprovada e pode ser colocada em prática.
By the book: Seguir as regras estabelecidas previamente, sem inventar muito.
Role model: Profissional que realiza tão bem seu trabalho que serve de inspiração para outros dentro da empresa.
CHRO: Assim como o CEO e o CFO, o CHRO é o(a) Chief of Human Resources Office, diretor(a) de Recursos Humanos, o cargo chefia desse setor.
Break-even: Ou break-even point é o momento em que uma empresa começa a gerar receita suficiente para se manter funcionando sem problemas.
Downtime: Quando um sistema para de funcionar. período “fora do ar“.
bottom of page